Visitar o Vaticano é muito mais que entrar na Basílica de São Pedro e no Museu. Eu sugiro que o Vaticano seja explorado em dois dias. Você pode achar que é muito, mas, na verdade, há muito o que se ver ali.
Começando pelo museu… Para evitar uma enorme fila, compre o ingresso pelo site ou levante bem cedo e se dirija à entrada do Museu do Vaticano. Minha sugestão é chegar ao museu uma hora antes da abertura, ou seja, esteja lá por volta de 08h. O museu é muito interessante (eu não costumo gostar de museus, mas gostei deste), e vale a pena percorrer suas salas e corredores com calma. Acredito que uma manhã inteira seja o tempo mínimo necessário para passear pelo museu. Mas o ideal é tirar um dia inteiro para isso. E, a cereja do bolo, na “saída” do museu, a Capela Sistina.
Posso ser sincera?! Não gostei da Capela Sistina, não!!! Eu explico! Não é uma capela, é um salão. E isso foi uma decepção! Apesar do aviso de “silêncio, você está em uma capela”, não é essa sensação que temos. É um salão entupido de pessoas, que conversam normalmente e que tiram muitas fotos. As fotos são proibidas na Capela Sistina, mas muita gente desrespeita essa regra. Isso me causou indignação! Fiquei ainda mais irritada com o funcionário que fica lá dentro, gritando: “No photos!”, enquanto todos tiram várias fotos bem na cara dele, e ele, fingindo que está trabalhando, continua apenas gritando: “No photos!” A gente já entra, olhando para cima. Mas eu levei alguns bons minutos para achar o famoso afresco “A Criação de Adão”. Isso, porque (na minha opinião) a Capela Sistina é uma grande poluição visual! São tantas pinturas no teto, que é difícil admirar a obra como um todo e dá preguiça de examinar cada pedacinho, cada pintura. Tão logo eu localizei a famosa obra da Capela Sistina, parei de olhar para o teto e arrumei um cantinho para sentar. Mas essa fui eu, ok, pessoal?! Meu marido adorou a capela e passou um bom tempo examinando e admirando tudo! Lembrando que a Capela Sistina fecha às 16 horas. Aqui você pode ter uma visão 360º da capela.
*No interior do Museu do Vaticano
Saindo do museu, vá para a Praça São Pedro e, finalmente, entre na Basílica. Apesar da fila ser grande, ela anda rapidinho! O ingresso na basílica é gratuito. Lá dentro, é possível admirar a escultura Pietà, de Michelangelo, além dos túmulos de São João Paulo II e São João XXIII, cujo sarcófago é de vidro, e pode-se ver seu corpo intacto. Você também pode assistir a uma missa (não celebrada pelo Papa). Para saber os horários, acesse esse site. No horário da missa, os funcionários do Vaticano fecham parte do “salão” principal, e os turistas não podem passar. Mas, para assistir à missa, basta apenas pedir para entrar.
Outro passeio que se pode fazer na Basílica é a subida a sua cúpula. De lá de cima, tem-se uma vista de 360º de toda Roma. E a vista é linda! Mas, atenção, para se chegar lá, são, pelo menos, 320 degraus. Eu disse pelo menos, porque você pode economizar 231 degraus pegando o elevador e subindo até certo ponto. Portanto, não recomendo para pessoas com dificuldade de locomoção ou que não tenham um bom condicionamento físico. Infelizmente, quando eu fui, o elevador não estava funcionando… Isso mesmo! Eu subi os 551 degraus! Valeu a pena! Ressalto que a subida é por uma escada e a descida por outra, portanto, você não pode desistir daqueles degraus no meio do caminho. Uma vez que iniciou a subida, vai ter que continuar escada acima. Se animar, você fecha seu dia com essa vista maravilhosa!!!
*Vista da Cúpula
Mas, afinal, por que é que eu sugeri que o passeio ao Vaticano fosse feito em dois dias? Ora, e você não vai ver o Papa???
Existem duas formas de ver o Papa. Nas quartas ou aos domingos.
Nas quartas-feiras, acontecem as Audiências Papais, e é preciso ter o convite para participar da audiência. Mas, você não paga nada para adquirir o convite e é muito fácil. Basta entrar neste site, baixar o formulário e enviar para o número de fax indicado ali. Eu sugiro que você faça isso antes de sair do Brasil, para não ter problemas com o envio do fax. No dia anterior à audiência, das 15h às 19h, você poderá retirar o seu convite no portão grande que fica à esquerda da Basílica. Se você coordenar direitinho, pode ir conhecer o museu e a basílica em uma terça, e aí, já pega o convite da audiência papal para o dia seguinte. Não enviou fax? Não faz mal! Aparece assim mesmo por lá que, se tiver vaga, eles te deixarão entrar .
No dia, chegue cedo se quiser pegar um bom lugar. A audiência é às 10h30min, mas eu sugiro chegar por volta das 08h. Se não conseguiu um lugar na frente, procure ficar perto das grades onde o papa-móvel passará. A cerimônia dura cerca de 1h30min e é realizada em várias línguas.
Mas, se você não vai estar em Roma em uma quara-feira, ainda terá a oportunidade de ver o Papa no domingo. Todos os domingos, ao meio-dia, o Papa aparece em sua famosa janelinha par abençoar todas as pessoas que estão na Praça São Pedro. Basta chegar lá no horário, arrumar um cantinho no meio da multidão e olhar para a janela a espera dele. Como encontrar a janela? Ela estará aberta, com um “tapete” vermelho. A benção é rápida. Cerca de 15 minutos, no máximo. O Papa Emérito Bento XVI falava em várias línguas, mas parece que o Papa Francisco fala apenas o italiano mesmo.
Dicas importantes:
– Atenção à roupa que estiver usando quando for ao Vaticano. É proibido entrar na Basílica de São Pedro ou na Capela Sistina de regata, decote, saia curta ou bermudas.
– O Museu do Vaticano funciona de Segunda a sábado, das 09h às 18h, sendo que as entradas só são permitidas até às 16h.
– Certifique-se de que o Papa estará em Roma no mesmo período que você, ou você terá todo o trabalho de preencher formulário e enviar o fax à toa. Sem falar no transtorno de aparecer no Vaticano apenas para pegar a benção e ele não estar no país.
– Se você vai estar em Roma nas festividades de final de ano ou Semana Santa, vale a pena dar uma checada na agenda do vaticano e verificar quais as festividades que quer participar. Para solicitar o ingresso, é o mesmo formulário da audiência de quarta-feira.
– Durante as Audiências Papais, o papa também dá uma benção particular aos recém-casados. Portanto, se esta é a sua situação, vale a pena dar uma pesquisada (porque eu não sei como é…) pra descobrir (e não esquece de contar pra gente como foi).
– Acho que a visita à Praça São Pedro durante à noite vale a pena. A iluminação deixa a praça linda nas fotos!
– Neste site, você pode comprar o bilhete para o ingresso no Museu do Vaticano. Menores de 18 anos pagam a tarifa reduzida e menores de 6 anos não pagam. Neste mesmo site, você pode reservar visitas privadas, guiadas ou não; inclusive uma visita noturna pelo Museu do Vaticano, Capela Sistina e Basílica de São Pedro, quando o vaticano está deserto de turistas e você pode tirar fotos (sem flash) na Capela Sistina.
– Existem também visitas guiadas à Necrópole Vaticana, túmulo dos Papas e Túmulo de São Pedro. Para pesquisar melhor, clique aqui.
– Você pode adquirir mais informações aqui.
Dica Valiosa:
– Como visitar o Museu do Vaticano (incluindo a Capela Sistina) de graça? Todo último domingo de cada mês (desde que não seja Domingo de Páscoa, 29 de junho, Natal ou 26 de dezembro). O museu abre das 09h às 14h, mas você só pode entrar até às 12h30min. Mas atenção, chegue cedo (até às 08h), para evitar filas enoooorrrmesss!!! Para quem vai viajar com toda a família, pode ser uma dica valiosa, não?!
Apaixonada por turismo e fotografia, viajar é um dos meus maiores prazeres. Amo viajar! Desde entrar no carro e conhecer a pitoresca cidade vizinha, até cruzar o globo terrestre para conhecer as diferentes culturas deste mundo.
Apesar de não ser barato, viajar é uma atividade viável a todos e eu sugiro você o faça pelo menos uma vez por ano. Com um pouco de organização e foco, você poderá ir a qualquer lugar!
Não conheço muito deste mundão, mas acho que tenho muitas experiências interessantes para compartilhar que podem transformar a sua viagem ainda mais prazerosa!