Ainda bem que eu faço blog e não vlog!!! Eu não ia conseguir pronunciar o nome do castelo nunca!!! Mas, o importante são as dicas, né?! Então vamos lá…
Esse é o famoso castelo que serviu de inspiração para o Castelo da Cinderela. É uma das atrações turísticas mais visitadas da Alemanha, e não é por menos! Portanto… esteja preparado para as filas, principalmente se for verão.
Para evitar um pouquinho as filas, você pode reservar seu ticket de entrada neste site com até dois dias de antecedência. O problema de reservar com antecedência é que você tem que incluir o horário de visita ao castelo e, se alguma coisa der errado no seu planejamento, você pode perder o horário e, portanto, o ingresso! Como eu não estava indo no verão, deixei pra comprar lá. Acabei dando sorte pois o dia estava meio chuvoso e acredito que o número de turistas era menor por conta disso. Se não for verão, acho que vale a pena comprar o ingresso direto lá. Isso porque a experiência do vendedor faz com que você perca tempo apenas na fila do ingresso. Mas ele já sabe quanto tempo você levará para visitar o outro castelo antes (sim, tem outro castelo! Já já conto tudo) e quanto tempo levará para subir até o Neuschwanstein, de forma que você chegue até lá no horário. Pelo menos, deu certo comigo! Já a falta de conhecimento de quem vai pela primeira vez pode acarretar esperar muito pelo seu horário, o que daria na mesma ficar em filas, ou, o que é pior, perder o horário e ter que enfrentar a fila para comprar outro…
Como eu disse anteriormente, na verdade são dois castelos: o Hohenschwangau (cuja pronúncia é ainda mais difícil!) e o Neuschwanstein. O primeiro castelo era de propriedade dos cavaleiros de Schwangau e foi parcialmente destruído em diferentes guerras. O rei Maximilian II, Pai de Ludwig II, adquiriu a ruína do castelo e o reconstruiu de acordo com plantas originais. Este castelo servia de residência de verão e de caça para a Família Real da Baviera. O Rei Ludwig II, durante toda a sua infância, passava algumas semanas de verão neste castelo. Após se tornar rei, Ludwig II idealizou o Castelo Neuschwanstein, tendo escrito a um amigo: “É minha intenção reconstruir a ruína do velho castelo em Hohenschwangau, próximo do Desfiladeiro de Pollat, no verdadeiro espírito dos velhos castelos dos cavaleiros alemães (…) a localização é a mais bela que alguém pode encontrar, sagrada e inacessível, um templo digno para o divino amigo que trouxe a salvação e a verdadeira bênção ao mundo.” O castelo foi desenhado por um desenhador de cenários teatrais, e não por um arquiteto. O rei acabou morrendo antes da finalização do castelo, que permanece inacabado até os dias de hoje.
*Maquete do Castelo Neuschwanstein
Os dois castelos funcionam das 08h às 17h de abril a outubro e das 09h às 15h de outubro a março. Existe, ainda, no local, um museu, cujo funcionamento é das 09h às 17h. O Castelo de Neuschwanstein não abre nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro.
Para chegar até o castelo, você terá que pegar o primeiro trem para Füssen, de manhã cedo, na Estação Hauptbahnhof (nos dias anteriores, inteire-se sobre os horários na própria estação ou em seu hotel). Compre o Bayern Ticket em uma das máquinas (no guichê é mais caro) e se dirija à plataforma indicada para tomar o trem. Ao chegar em Füssen, pegue o ônibus que sai da frente da estação de trem (qualquer um). Basta apresentar o Bayern Ticket e entrar. Em dez minutos você estará chegando nos castelos. Lembre-se de se informar sobre os horários de retorno do ônibus e trem.
Ao chegar ao local, tendo feito a reserva do ingresso ou não, você precisará se dirigir ao Ticket Center para retirar o seu ticket de entrada. Você pode comprar o ticket para o castelo que quiser visitar ou comprar os ingressos combinados: 1) os dois castelos + museu; 2) um dos castelos + museu; 3) apenas os dois castelos. O ingresso do museu também pode ser comprado diretamente no museu. Portanto, se você tiver que esperar muito tempo para o horário da sua visita, uma dica para passar o tempo é ir ao museu. Eu não fui… então não sei dizer se é interessante. Mas posso garantir que visitar os dois castelos vale muito a pena. O Hohenschwangau é pequeno e nada imponente, se comparado ao seu vizinho, mas, já que você está ali, não deixe de conhecê-lo. É um castelinho muito fofo, que também possui os seus encantos. Como eu já expliquei antes, o próprio vendedor do centro já calculou o horário de forma que eu pudesse aproveitar o menor castelo antes e também fizesse a subida ao Neuschwanstein sem me preocupar (tanto) com o tempo. E deu tudo certinho!
*Ticket Center
Primeiro, fui visitar o Hohenschwangau. Existem duas formas de chegar até ali: com uma pequena caminhada de 20 minutos ou pagando-se uma carruagem. Eu fui caminhando. Como eu disse, ele é um encanto. A visita é guiada em inglês ou alemão; a visita com áudio-guia tem em outras línguas (mas não tem português). Ao sair de lá, segui para a fila de subida ao outro castelo.
Existem três formas de se subir até o Neuschwanstein: de carruagem, de ônibus ou a pé. No dia em que estive lá, os ônibus não estavam funcionando por conta da chuva (era um chuvisco, mas disseram que a estrada estava bastante escorregadia, porque estava chovendo há dias!). Entramos na fila para pegar uma carruagem. Ficamos um bom tempinho na fila, mas nada que fosse muito irritante. A subida a pé dura cerca de 40 minutos e eu acho que deve ser um passeio gostoso para aqueles que curtem uma caminhada. O trajeto é por entre as árvores e eu acredito que se tenha uma bela vista do vale (acho). Mas, o chuvisco me desanimou!!! A carruagem é a forma mais cara de subida, mas era o que tinha!!!
Tanto a carruagem quanto o ônibus não nos deixam na entrada do castelo. Ainda é necessária uma caminhada de cerca de 10 minutos. A caminhada é bastante agradável! Chegando ao castelo, é preciso estar atento ao letreiro que indica o horário da sua visita. Assim como no outro castelo, as visitas são guiadas em inglês ou alemão e há a possibilidade de se entrar com áudio-guia (que também não tem em português). Dentro do castelo não é permitido tirar fotos. Mas, claro, você pode comprar postais!
Ao sair do castelo, procure o caminhe para a Marienbrücke, a ponte de onde se tem a melhor vista do castelo.
*Você consegue enxergar a ponte???
O trajeto até ela é curto (mais dez minutinhos de caminhada) e vale muito a pena!!! Acho que a parte mais legal de todo o passeio. Ter a vista do castelo, do vale, da cachoeira!!! Lindo!
*Vista do Castelo de Neuschwanstein a partir da Marienbrücke
Apaixonada por turismo e fotografia, viajar é um dos meus maiores prazeres. Amo viajar! Desde entrar no carro e conhecer a pitoresca cidade vizinha, até cruzar o globo terrestre para conhecer as diferentes culturas deste mundo.
Apesar de não ser barato, viajar é uma atividade viável a todos e eu sugiro você o faça pelo menos uma vez por ano. Com um pouco de organização e foco, você poderá ir a qualquer lugar!
Não conheço muito deste mundão, mas acho que tenho muitas experiências interessantes para compartilhar que podem transformar a sua viagem ainda mais prazerosa!
Acabamos de passar um lindo dia em Marburg e nao poderiamos recomendar mais! A cidade e super acessivel, e para quem tem dificuldade de movimentacao tem onibus que levam ate o Castelo. Fora isso, um pouco de tudo: igrejas goticas lindissimas, centro historico com casas em enxaimel, lembrancas dos contos de fadas dos irmaos Grimm espalhados pela cidade para serem achados. Fomos com nossa filha de 4 anos e fomos surpreendidos por uma cidade fantastica, de sonhos
Responder
fabiana Responder:
janeiro 3rd, 2019 at 13:38
Ainda não conheço Marburg, mas dei uma pesquisada e já coloquei na minha lista. Obrigada pela dica! ;)
Responder