Eu amo igrejas, mas essa me deixou boquiaberta!!! É de uma beleza que não tem como explicar! É bem pequenininha e a entrada quase passa despercebida em meio aos prédios da rua. Mas seu interior é belíssimo! Cheia de mármore, com uma decoração riquíssima! Vale muito a pena. Fica pertinho da Marienplatz!
*Infelizmente as fotos não ficaram boas.
Museu de Arte e História da Europa. Funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, com fechamento às 20h30min nas quartas-feiras.
Bayerische Staatsoper
Famosa Casa de Ópera. Eu não consegui descobri se é possível visitá-la por dentro. Mas, se tiver interesse, você pode assistir a uma ópera. Você pode verificar a programação e comprar ingressos no site oficial. Para quem não quer entrar no edifício, acho que só é válido passar por ali se já estiver no seu caminho, apesar do edifício ter uma fachada bonita.
Diferente de tudo que se pode ver em Munique, é um museu da ciência e tecnologia. O museu possui exposições de mineração, metalurgia, navegação, máquinas a vapor, aviação, química, física, instrumentos musicais, impressão, fotografia, mapas, computadores, relógios, astronomia, etc… ufa!!! A exposição possui, ainda, a aeronave motorizada construída pelos irmãos Wright, o submarino U1, o primeiro motor a diesel, o primeiro automóvel e até a mesa de laboratório na qual o primeiro átomo foi encontrado. O museu abre diariamente das 09h às 17h. Site oficial.
Parque maior que o Central Park de Nova York. É preciso um dia inteiro para visitá-lo. É neste parque que acontece o famoso “surfe no rio” de Munique. As pessoas da cidade tem o costume de surfar no rio Eisbach. Não é bem uma atração turística, mas acaba reunindo muitos turistas curiosos, que se surpreendem com aquela prática desportiva inusitada. O local do surfe fica ao lado da Haus der Kunst. O parque possui ainda a Chinesischer Turm, uma torre chinesa. Durante o verão, o local vira um “jardim da cerveja” (ótimo local para almoçar); no inverno, dá lugar a um mercado de natal. Outro ponto é o Templo para Apolo. Apesar de muito bonito, recomendo o passeio pelo parque apenas se você estiver com tempo sobrando em Munique.
Ouvi falar tanto da igreja… Mas me decepcionei! É a maior igreja da cidade, mas é muito comum, sem nenhum atrativo por dentro ou por fora… A igreja abriga o túmulo do Imperador Ludwig IV, da Baviera. Vale a visita se você gosta de conhecer todos os locais turísticos, já que é uma igreja muito famosa na cidade! Além disso, pode-se subir uma de suas torres e ter uma vista fabulosa da cidade.
Bonito monumento do Anjo da Paz, que fica em uma praça com bastante verde e muito agradável.
Museu com um acervo de arte escultórica e obras greco-romanas que pertenceram ao rei Luís, da Baviera. Não funciona nas segundas-feiras. Nas terças e de quinta a domingo, funciona das 10h às 17h e, às quartas-feiras, até às 20h. Para maiores informações, clique aqui.
Parece-me que é a cervejaria mais antiga da cidade (pouco mais nova que o Brasil – 1589). A cervejaria teve sua estrutura totalmente destruída na Segunda Grande Guerra, tendo sido reconstruída. Foi, ainda, palco de alguns eventos históricos, tendo sido o local onde Hitler apresentou o “Programa de 25 pontos” do Partido dos Trabalhadores Alemães. Apesar de ser uma cervejaria, o local é um excelente restaurante que serve comida típica da Baviera. As refeições são embaladas por bandinhas típicas alemãs que tocam músicas da tradição bávara o tempo todo. O restaurante é muito animado!!! Eu adorei! O local é superagradável! Fomos no horário de almoço e estava lotada (tem que ter um pouco de paciência para conseguir sentar)! Eu não bebo mas meu marido gostou bastante de cerveja! Site oficial.
A igreja é famosa por possuir uma cripta com os túmulos da realeza da Baviera: Maximiliano I, Rei Oto da Baviera, Rei Luís II da Baviera e William V.
Igreja mais antiga da cidade, bastante bonita por dentro. Mas a sua fama vem da linda vista que ela oferece do alto de sua torre. A vista para a Marienplatz é espetacular! Porém – é preciso avisar – são cerca de 300 degraus em uma escada estreita. Paga-se para subir (uma mixaria!). Os horários para a subida são, no verão, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30; no inverno, fecha uma hora mais cedo. Esteja preparado para a fila grande!
Bonita e movimentada praça, com uma interessante fonte que brota do chão. É ali que fica o Portão Medieval Karlstor.
Linda praça que, durante o período nazista, foi de palco para comícios e discursos de Hitler. Abriga importantes museus: a Gliptoteca, o Propileu e Coleção Estatal de Arte Antiga.
Principal ponto turístico de Munique. Praça movimentada e com um clima muito agradável. É pequena e não há muito o que se ver. Mas vale muito a pena! No centro da praça, há uma coluna, que ergue uma imagem de Nossa Senhora toda em dourado. Ali também fica a Nova Prefeitura (Neues Rathaus), uma bela construção gótica. Pode-se subir na torre da Prefeitura para apreciar a vista. Nesta mesma praça, fica a Antiga Prefeitura (Altes Rathaus). A principal atração da praça é o relógio (que fica na torre da prefeitura) e seu carrilhão com figuras animadas. A animação é curtinha, mas vale a pena! A “apresentação” acontece às 11h, 12h e 17h. Muitos acham que a atração é superestimada! E é mesmo! Mas também é fofa!!!
O edifício, muito bonito, parece um palácio. Foi construído para ser um alojamento gratuito aos brilhantes estudantes universitários da Baviera. Hoje, além de alojamento, também funciona como sede do Parlamento da Baviera. É possível visitar o seu interior, mas eu não fui e, portanto, não tenho nenhuma dica pra passar.
Praça onde fica a (igreja) Theatinerkirche e a Feldherrnhalle, o hall dos heróis, monumento (que eu achei muito bonito) em homenagem ao exército da Baviera.
Palácio Nymphenburg
Palácio barroco que serviu de residência de verão aos reis da Baviera. É, talvez, a atração mais bonita da Munique. O palácio possui um parque enorme, que fica aberto ao público. Em seu jardim, existem, ainda, alguns palacetes, que podem ser visitados se você tiver comprado o ingresso para todo o complexo e se for verão. O ingresso não dá acesso ao museu das carruagens, que precisa ser pago à parte. O palácio abre às 09h e fecha às 18h de abril a outubro; de outubro a março, o palácio funciona das 10h às 16h. Atenção: os palácios do parque ficam fechados de outubro a março. A maneira mais fácil de chegar ao palácio é pegando o bonde elétrico da linha N16, que passa em frente à Estação Central (Hauptbahnhof) e descendo na parada Schloss Nymphenburg. Caso essa forma não seja acessível pra você, sugiro perguntar na recepção do hotel a melhor forma, pois é possível também ir de metrô ou de ônibus. Passeio para um dia inteiro. Site oficial
*Foto retirada da Wikipédia
Munique foi completamente murada durante a Era Medieval. Ao longo dos muros foram construídos três portões que davam acesso à cidade: Sendliger Tor, Isartor e Karlstor. A principal praça turística da cidade, a Marienplatz fica, mais ou menos, a mesma distância deles, entre 7 a 10 min de caminhada. Vale a pena caminhar até eles.
*Isator
*Sendlinger Tor
Teatro com uma bonita fachada.
Palácio que serviu de residência da Família Real da Baviera. É um castelo bem bonito, aberto à visitação. Uma das principais atrações de Munique, é passeio imperdível! São três tipos de ingressos: para conhecer os cômodos, o teatro e o tesouro real (se estiver apertado de grana, pode abrir mão do teatro)! Além do seu interior, você poderá visitar (gratuitamente) o Hofgarten, um jardim renascentista. Os horários de visita são das 09h às 18h de abril a outubro e das 10h às 17h de outubro a março, sendo que a última entrada é até uma hora antes do fechamento. Você passará cerca de 03 horas visitando todo o local. Site oficial.
A igreja é a cripta real dos restos mortais da família Wittelsbach, governante da Bavária. O branco do seu interior (a igreja é praticamente toda branca em suas paredes) contrasta com sua cor amarela em seu exterior. A igreja pode ser visitada o ano inteiro, mas a cripta real só pode ser visitada de maio a setembro.
Apaixonada por turismo e fotografia, viajar é um dos meus maiores prazeres. Amo viajar! Desde entrar no carro e conhecer a pitoresca cidade vizinha, até cruzar o globo terrestre para conhecer as diferentes culturas deste mundo.
Apesar de não ser barato, viajar é uma atividade viável a todos e eu sugiro você o faça pelo menos uma vez por ano. Com um pouco de organização e foco, você poderá ir a qualquer lugar!
Não conheço muito deste mundão, mas acho que tenho muitas experiências interessantes para compartilhar que podem transformar a sua viagem ainda mais prazerosa!