O Uruguai é um país pequeno e todo o seu turismo se concentra no litoral. Isso é ótimo, porque dá pra conhecer “todo” o país em umas férias curtas. Mas, para isso, é preciso carro. Portanto, meu conselho é que você tome um vôo para Montevidéu e alugue um carro na cidade. A menos que você seja gaúcho (ou não) e vai descer com o próprio carro (lembrando que, para isso, você precisa da Carta-Verde – que você pode tirar em qualquer corretora de seguros, bancos ou no Consulado).
Outro conselho é que você vá no verão, pois muitos passeios incluem praias.
Então, vamos lá!
Depois de aproveitar 03 dias em Montevidéu (roteiro de Montevidéu aqui), faça um bate-e-volta a Colonia Del Sacramento. Em Colonia, procure um dos escritórios de apoio ao turista e peça um mapa da cidade. Se você não achar nenhum escritório, entre em um hotel qualquer e peça um. A partir desse mapa, você poderá conhecer todo o centrinho turístico de Colonia a pé. Você pode obter maiores informações de Colonia Del Sacramento aqui.
No quinto dia, pegue a estrada na outra direção, rumo a Punta Del Este. Mas, calma! Você deverá fazer umas paradas no trajeto.
A primeira parada é em Atlantida, mais precisamente na Villa Argentina, para conhecer o Monumento El Águila. Para maiores informações a respeito do local, clique aqui.
Próxima parada: Piriápolis. Depois de passear por toda orla da cidade e observar construções como os Hotéis Argentino e Colón, você chegará ao Porto da cidade. Ali está o principal ponto turístico da cidade: o Teleférico do Cerro de San Antonio. No alto do morro há uma capela, Capela de San Antonio. Ao descer o morro, você poderá visitar o Castillo de Piria (Castelo de Piria), se ainda houver tempo. Dali, continue a viagem para Punta Del Este.
Aproveite os dias em Punta conforme este roteiro.
No nono dia, você deve acordar bem cedo. Saindo da moderna Punta Del Este, é hora de fazer uma viagem no tempo, voltando para um passado sem luz e água encanada. Cabo Polonio é uma pequena vila de pescadores e, conforme dito, não tem energia elétrica nem água encanada (mas quase todas as casas e estabelecimentos comerciais têm gerador). Como carros não entram na vila, você vai deixar seu carro no estacionamento (pago) do Parque Nacional Cabo Polonio e aí começa a sua aventura! Dali, você segue para a vila de jardineira (pequenos caminhões ou camionete adaptados para levar um número maior de pessoas). Para saber os horários e preços das jardineiras, clique aqui. Depois de meia hora, você estará na vila. Na vila, você pode pegar uma praia, observar os leões marinhos (Cabo Polonio é uma reserva) ou simplesmente andar pelo centrinho com lojinhas em estilo hippie e sentar em um dos bares ou restaurantes. Há também um farol, que pode ser visitado e que dá uma bela vista do povoado e do mar. Mas é só isso, tá, gente! É mais pelo charme do local! Ao final do dia, retorne para o estacionamento e pegue a estrada novamente.
A noite será em Punta Del Diablo. Mais uma cidadezinha rústica, porém com um pouco mais de infra-estrutura que Cabo Polonio. Ah! aproveite a noite agitada nos barzinhos. No dia seguinte, você pode visitar as três praias que formam o tridente do diabo: Playa del Rivero, Playa de los Pescadores e Playa de La Viuda. Na segunda noite, você pode passear pelas lojinhas de artesanato.
Em Punta e em Cabo Polonio, não são todos os estabelecimentos que aceitam cartão. Portanto, leve já o dinheiro necessário.
No décimo primeiro dia, você deve acordar cedo novamente e seguir para Chuy. Hoje é dia de compras!!! As lojas abrem por volta de 08h30min (a menos que seja domingo, quando elas não funcionam). Depois de gastar seu rico dinheirinho, siga para o Forte de San Miguel. O pequeno forte abriga um museu militar, com armamentos, uniformes e objetos, além de cômodos e salas do local. Saindo dali, retorne para Punta Del Diablo, onde você passará a noite novamente.
No dia seguinte, dirija até o Parque Nacional de Santa Teresa (muita gente inventa de ir a pé ou de bike, mas eu recomendo ir de carro mesmo). No parque, você poderá conhecer o Forte de Santa Teresa, maior e mais imponente que o de San Miguel. Além disso, o parque possui ainda outras praias, que você pode aproveitar para passar o resto do dia. Saindo do parque é hora de retornar a Montevidéu e, fim da viagem!
Se você não estiver interessado em compras, eu sugiro que você vá direto ao Forte de Santa Tereza pois, em virtude da distância, não compensará ir até o Forte de San Miguel.
Ah! Se não for verão, pense bem se você quer mesmo ir a Cabo Polonio e a Punta Del Diablo. Esses dois vilarejos são bem praianos e, além disso, muitos estabelecimentos comerciais não funcionam. Neste caso, seu passeio termina em Punta Del Este, pois também não compensará ir até Chuy (a menos que você queira muito fazer compras e o dólar esteja baixo, porque se estiver alto não vai valer a pena).
Se você for sair do Brasil com o seu carro, o seu roteiro muda um pouquinho, claro. A minha sugestão é que você siga um dos seguintes trajetos: Chuy/Forte de San Miguel – Forte de Santa Teresa – Punta Del Diablo – Cabo Polonio – Punta Del Este – Piriápolis – Montevidéu – Colonia Del Sacramento; ou Rivera (para umas comprinhas) – Colonia Del Sacramento – Montevidéu – Piriápolis – Punta Del Este – Cabo Polonio – Punta Del Diablo – Forte de Santa Teresa – Forte de San Miguel.
Apaixonada por turismo e fotografia, viajar é um dos meus maiores prazeres. Amo viajar! Desde entrar no carro e conhecer a pitoresca cidade vizinha, até cruzar o globo terrestre para conhecer as diferentes culturas deste mundo.
Apesar de não ser barato, viajar é uma atividade viável a todos e eu sugiro você o faça pelo menos uma vez por ano. Com um pouco de organização e foco, você poderá ir a qualquer lugar!
Não conheço muito deste mundão, mas acho que tenho muitas experiências interessantes para compartilhar que podem transformar a sua viagem ainda mais prazerosa!